quarta-feira, 3 de novembro de 2010

E tudo começou assim...

Zé Lopes veio ao mundo e fez a diferença... Nasceu entre vales, chorando que nem um homem... Cresceu, andou, peregrinou, se apaixonou e se casou... Teve filhos e mais filhos... Teve netos, muitos netos... Garimpou, tocou, dançou. E aproveitou tudo o que de melhor a vida lhe ofereceu. Montou mercearia, fez dinheiro, e para falar a verdade, nem tanto dinheiro assim, mas em seu caderno de anotações ficou toda a riqueza dos comentários sobre as blusas e calças pelos amigos compradas. Impagáveis eu diria. Boêmio, noturno, diurno. Toda hora era a hora de se animar e também de reclamar dos netos que quebravam as suas plantas. "Oh moço, esses 'menino' num tem jeito. As meninas podem vir pra cá, mas esses meninos não, eles quebram minhas plantas 'tudo'!". Amou, venerou, esculpiu. A bem dizer que seus netos sempre aumentaram suas histórias, transformando-o em um quase herói nordestino, que veio, lutou e fez, de fato, toda a diferença.


Dona Ercília. Senhora, moça, vivida... Dona de uma alegria, mansidão e de uma força insuperável. A altura de seus quase 90 anos, dá conselhos, broncas, gosta e desgosta de algumas pessoas. Mas ama incondicionalmente sua família! Faz, refaz e cria, retalhos e colchas, que sempre agasalharam desde o neto mais velho até o mais jovem... É difícil vê-la chorar... Mas é muito fácil ver que todos choramos por ela. Um choro de alegria, de gratidão, de ter feito desta família uma rocha impenetrável, porém não que tenha menos problemas, mas que se sobressai em um mundo tão individualista. Ela é uma, ela é duas, é três, e ao mesmo tempo peça única e rara no mercado! É de sutileza incantável e tiradas sarcásticas que nem mesmo os mais consagrados comentaristas ousariam fazer. É uma rosa, é delicada, é pequena, é magra, porém linda por natureza! E foi dela e nela que a família confirmou-se, foi gerada, nascida e criada, e até hoje é ela o ponto de equilíbrio e firmeza, que segura a todos nós.


E se Seu Zé Lopes agora esculpe as nuvens para que os dias sejam ainda mais belos na Chapada dos Veadeiros, Dona Ercília pisa a terra e cultiva as flores, para que sua família, com alegria, possa admirá-las e agradecer todos os dias por tê-los tido com princípio de toda a família!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário